Neymar da Silva Santos Júnior (Mogi das Cruzes, 5 de fevereiro de 1992), conhecido por Neymar ou Neymar
Júnior, é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Santos e também defende a Seleção
Brasileira.
Categorias de base
Neymar chegou às
categorias de base do Santos em 2003, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser
tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores.
Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia de maneira geral,
chegando a participar de amistosos com jogadores que há muito já haviam se tornado
profissionais. Também nas categorias de base e ainda muito novo, Neymar conheceu Paulo Henrique Ganso, seu maior amigo e
também titular do time do Santos atualmente.
Aos 14 anos, viajou para
a Espanha visando
fazer uma espécie de estágio no "galático" time do Real Madrid,
que na época tinha no elenco craques como Ronaldo Fenômeno, Zinédine
Zidane e Robinho. O jogador foi aprovado nos testes da equipe merengue, e
notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder
seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao
jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e se tornasse
profissional lá.
Acertamos o valor e o pai do Neymar ligou para o
filho pedindo para ele voltar ao Brasil. Fui tachado de louco por isto.
|
2009: O início
Neymar estreou no time profissional do Santos em 7 de março de 2009,
contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 2-1 e válida pelo Campeonato
Paulista. Neymar marcou o primeiro
gol da carreira em 15 de março de2009,contra
o Mogi Mirim, no Estádio do Pacaembu,partida vencida pelo Santos por 3-0 e válida pelo Campeonato
Paulista,mesmo dia em que seu amigo ,Ganso marcou o primeiro de sua carreira . Mais tarde, nas semifinais da
competição, o Santos encarou o Palmeiras, onde acabou vencendo os dois jogos por 2-1, com Neymar marcando o gol
da vitória no primeiro duelo, realizado na Vila Belmiro. No entanto, o jogador não fez boas atuações nas duas partidas que
decidiram a final do Paulistão, em que o Peixe acabou ficando com o vice-campeonato, perdendo o título para
o Corinthians. Contudo, Neymar foi eleito a revelação do campeonato.
Pelo Campeonato Brasileiro, foi o grande destaque do Santos ao lado de Paulo Henrique Ganso. Apesar disto, o Peixe teve uma fraca campanha no Brasileirão, terminando na 12ª posição.
Pelo Campeonato Brasileiro, foi o grande destaque do Santos ao lado de Paulo Henrique Ganso. Apesar disto, o Peixe teve uma fraca campanha no Brasileirão, terminando na 12ª posição.
2010: Os "Meninos da Vila" e o destaque
Iniciou a melhor temporada de sua carreira pelo Campeonato
Paulista, no qual Neymar marcou
cinco gols em
cinco clássicos e ajudou o Santos a se consagrar Campeão Paulista de 2010, fazendo
três gols contra o São Paulo, um contra o Corinthians[6], e um contra o Palmeiras[7]. Contra o São Paulo (na primeira fase) a partida foi vencida por 2-1,
já nas semifinais foram duas vitórias (3-2 e 3-0), contra o Corinthians a
partida também foi vencida pelos Santos, por 2-1. Contra o Palmeiras, sua
equipe perdeu pelo placar de 4-3. Após a fantástica campanha no estadual, a
equipe formada por Neymar, Paulo Henrique Ganso, Robinho, André e cia. foi apelidada de "Meninos da Vila", pelo fato
destes terem uma média de idade abaixo do padrão das grandes equipes do futebol
brasileiro.
O segundo título da temporada viria na Copa do Brasil. Novamente o Santos fez uma excelente campanha, aplicando consecutivas goleadas, como o 10-0 sobre o Naviraiensee o 8-1 sobre o Guarani. Neste jogo, Neymar marcou, até então, o maior número de gols em uma única partida oficial, fazendo cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, jogo de ida das oitavas-de-final da competição. No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols mais importantes de sua carreira, ajudando o Santos a vencer por 2-0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, e Neymar o artilheiro com 11 gols.
O segundo título da temporada viria na Copa do Brasil. Novamente o Santos fez uma excelente campanha, aplicando consecutivas goleadas, como o 10-0 sobre o Naviraiensee o 8-1 sobre o Guarani. Neste jogo, Neymar marcou, até então, o maior número de gols em uma única partida oficial, fazendo cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, jogo de ida das oitavas-de-final da competição. No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols mais importantes de sua carreira, ajudando o Santos a vencer por 2-0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, e Neymar o artilheiro com 11 gols.
Seleção Brasileira
O atleta já defendeu as Seleções
Brasileiras Sub-16 e Sub-17. Participou do Campeonato
Mundial Sub-17 de 2009, onde
o Brasil foi eliminado logo na primeira fase da competição. Neymar marcou
um gol na
partida de estréia,
contra o Japão, vencida pelo Brasil por 3 a 2.
Vida pessoal
Infância
e juventude
Filho de Neymar da
Silva Santos (de quem herdou o nome) e Nadine Santos, Neymar nasceu na cidade
de Mogi das
Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo,
em 5 de
fevereiro de 1992, mas ainda muito
jovem mudou-se para São Vicente e em seguida para Santos. Em 2003, aos 11 anos de
idade, chegou às categorias de base do Santos, de onde não saiu mais até
tornar-se profissional.
Quando Neymar ainda não
ganhava o suficiente para sustentar a família, ele, o pai, a mãe e a irmã
moravam em um cômodo na casa da avó, na periferia de São Vicente. Com o dinheiro e já prevendo o sucesso
do filho, a família comprou seu primeiro imóvel, um apartamento ao lado da Vila Belmiro.
À medida que o adolescente crescia, o nível de vida da família melhorava. Aos
15 anos, Neymar ganhava 10 mil reais por mês. Aos 16, 25 mil. Aos 17,
quando virou titular no time principal do Santos, vieram os primeiros
patrocínios.
Atualmente
Patrocínios, marketing e
lucro
Em abril de 2011, já
como estrela da Seleção Brasileira e um dos principais garotos-propaganda
da televisão brasileira, adquiriu, por 4 milhões de reais,
uma mansão no condomínio Jardim Acapulco, no Guarujá,
litoral de São Paulo.[5] O salário atual de Neymar é de 160 mil
reais, um salário proporcionalmente baixo para os padrões do futebol
brasileiro. Rogério Ceni,
ídolo do São Paulo, recebe 300 mil reais por mês; Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, 700 mil.[5]
A grande diferença é
que, atualmente, nenhum deles é capaz de atrair tantos patrocinadores quanto
Neymar, que tem onze contratos de publicidade vigentes. Sua imagem e seu
potencial são tão fortes que empresas como a Nike querem tê-lo por perto durante muito
tempo.[5] O craque recebe cerca de 1 milhão de
reais por ano somente da fabricante de materiais esportivos e o contrato é
válido até 2022, quando ele terá 30
anos. Segundo o contrato, tal valor ainda pode ser multiplicado. Uma cláusula
prevê remuneração para títulos conquistados e convocações para a Seleção
Brasileira. Além da Nike, as
outras dez empresas das quais Neymar também é garoto-propaganda são Red Bull, Panasonic, Tennys Pé, Guaraná Antarctica, Banco
Santander, Claro, Lupo, Unilever, Volkswagen e Heliar. Seu faturamento anual com todos
estes patrocínios é de cerca de 24 milhões de reais.
Há uma fila de
interessados em fazer publicidade com o Neymar. Mas a maioria das propostas é
rejeitada por não acrescentar nada à imagem dele.
— Lissandro Silva Florêncio, advogado de Neymar, analisa todos os
contratos antes de o jogador assiná-los.
|
Devido ao extremo
assédio ao jogador, o Santos criou um departamento para cuidar apenas da imagem
de Neymar, hoje administrada pelo especialista em marketing Eduardo Musa. Além do advogado
Lissandro Florêncio e do empresário Wagner Ribeiro (que cuida dos
contratos ligados ao futebol), Neymar também tem seus passos acompanhados pela 9ine, a empresa de marketing esportivo recém-criada por Ronaldo.[5]
Outro grande
administrador da carreira de Neymar é o seu pai e xará, Neymar da Silva Santos.
Ele coordena todo o lucro do filho e não permite que o ainda jovem garoto faça
extravagâncias com os altos valores que fatura.
O Neymar passou um
tempão me enchendo o saco porque queria um carro novo. Decidi fazer uma
aposta, achando que ele não iria cumprir. Se Neymar fosse artilheiro, campeão
sul-americano sub-20 e fizesse dois gols na final, ele, que já guiava um Volvo XC60,
ganharia um Porsche
Panamera turbo. Depois que ele fez o primeiro gol contra o Uruguai, torci para que parasse por aí.
Não teve jeito, o moleque fez o segundo gol e ainda tirou um sarro na
comemoração.
— Neymar da Silva Santos, pai e
administrador da carreira do filho.[
|
Ao marcar pela segunda
vez na vitória de 6 a 0 do Brasil sobre o Uruguai, Neymar imitou o gesto de um
motorista, como se conduzisse um volante de um carro imaginário. O fato foi uma
ironia com a aposta que ele havia feito com seu pai.
Em 4 de abril,
Neymar comprou um iate avaliado em 15 milhoes de reais. O
luxuoso barco tem três suítes, uma sala de jantar, sofás para oito pessoas,
cozinha, quarto com cama de casal e isolamento acústico. A embarcação recebeu o
nome de Nadine, em
homenagem à mãe do jogador.
Nascimento
do primeiro filho
No dia 8 de maio de
2011, horas antes da final do Campeonato Paulista daquele ano contra o Corinthians, Neymar
descobriu que havia tido um filho com uma garota de 17 anos. Quatro
dias depois, em 12 de maio, deu a informação oficialmente através de seu site
oficial, confirmando que seria pai pela primeira vez aos 19 anos de idade.[58] O nome da mãe não foi divulgado para
que se pudesse preservar a imagem, tanto dela, quanto da criança. Dezesseis
dias depois de saber da gravidez, na véspera da semifinal da Copa Libertadores, a mãe
da criança informou a Neymar sobre o sexo do bebê, seria um menino.[
Chorei quando soube
que seria pai. No começo, senti medo. Depois, alegria. É uma responsabilidade
nova e agora estou curtindo.
— Neymar, sobre o nascimento do seu
primeiro filho.
|
Em 24 de agosto de
2011, o menino David Lucca, primeiro filho de Neymar, veio ao mundo às 11 horas
da manhã. Apesar do nascimento
do seu primeiro filho, Neymar jamais chegou a manter um relacionamento estável
com a mãe do bebê.
Polêmicas
2010
Em 2 de abril de 2010, juntamente com
outros jogadores evangélicos do Santos como Paulo Henrique Ganso e Robinho,
Neymar se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma
instituição de viés espírita de Santos, chamada “Mensageiros da Luz”, alegando
razões religiosas;[
Em 15 de
setembro do mesmo ano,
em uma partida contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico santista, Dorival
Júnior, para não bater o pênalti,
Neymar, furioso, discutiu com o treinador.[61]Segundo
o site esportivo Lancenet.com.br,
a fúria de Neymar continuou após o jogo, no vestiário chegando, inclusive, a
atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival. O técnico da
equipe goiana,Renê Simões, disse, chocado, sobre Neymar:
Com toda a experiência que eu tenho, com todos esses anos
de futebol, eu nunca vi alguma coisa ou alguém tão mal-educado como esse
Neymar. Em nome da arte, em nome do
futebol, estão criando um monstro.
— Renê Simões sobre Neymar
|
O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes,
repudiou a atitude de Neymar. O episódio culminou com a demissão de Dorival
Júnior, Após esse episódio, Mano
Menezes não convocou Neymar para "deixar problemas fora da Seleção";
Em 6 de outubro de 2010 o periódico esportivo LANCE! Publicou uma reportagem na qual afirma
que noitada de Neymar e de outros jogadores santistas com garotas de programa após um jogo contra o Grêmio,
em Porto Alegre,
iniciou queda de Dorival Júnior pois este, ao saber do ocorrido que foi registrado
por câmeras de segurança do hotel em que a equipe
estava hospedada, ficou revoltado e pediu punição a Neymar e os outros
jogadores à diretoria do Santos, mas não foi atendido;[68]
O maior jogador da
história do Santos, Pelé,
também criticou as atitudes de Neymar no começo do ano, quando o elenco santista
tinha craques como Paulo Henrique Ganso, Robinho, Wesley e André para
dividirem responsabilidades com Neymar, e disse que:
Ele estava jogando
mais para torcida e para a televisão do que para o time. Ele fazia muita
firula, caía muito. Eu falo com o Neymar algumas vezes e digo: você reclama
do que, cara? Hoje em dia vocês jogam uma partida e todo mundo vê, ganham em
um dia o que a gente ganhava no mês.
— Pelé,
sobre Neymar.
|
Após ser convocado
novamente para a Seleção Brasileira, Neymar e outro
companheiro de time, o atacante Marcel se
desentenderam e chegaram a trocar empurrões e muitos xingamentos. Os outros
jogadores chegaram para apartar a briga, e o lateral Pará conseguiu
segurar Marcel. Logo em seguida, Neymar deixou o gramado e foi para os
vestiários do CT.
2011
Em 5 de janeiro de
2011, numa entrevista, o ex-volante santista Roberto Brum fez uma revelação bombástica sobre a
demissão de Dorival
Júnior:
O elenco foi ameaçado
de não ganhar salário se o Neymar não jogasse contra o Corinthians.
Nem o presidente (Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro)
e nem o diretor de futebol (Pedro Luiz
Nunes Conceição) queriam a demissão dele (Dorival). Mas a ordem
veio lá de cima, de São Paulo. Ordem acima do presidente. O
Dorival precisava ganhar o comando do grupo, e isso só ia acontecer com a
punição ao Neymar. O Dorival precisava ser respeitado. Ele é uma autoridade e
o Neymar tinha que entender isso.
— Roberto
Brum, sobre a polêmica entre Neymar e Dorival
Júnior.
|
Em 27 de março de 2011,
durante o amistoso entre Brasil e Escócia no
qual os brasileiros venceram por 2x0, Neymar, que foi o autor de ambos os gols
e foi vaiado o tempo todo pela torcida escocesa,
teria sofrido, segundo o canal televisivo SporTV, atos de racismos,
dentre os quais uma banana que teria sido jogada em campo ao ser
substituído.[72] O escocês Hamish Husband, representante da
torcidaTartan Army (Exército de Tartan, em inglês),
negou o ocorrido ao dizer que "Racismo não tem lugar na Tartan Army. Se ele existisse,
seria erradicado imediatamente, porque nos policiamos".[73] Em 1º de abril de 2011, o presidente da Federação Escocesa de Futebol, Stewart Regan, enviou uma
carta à Confederação Brasileira de Futebol exigindo um pedido de desculpas de Neymar pelas acusações de racismo
que o atleta fez após a partida. Essa exigência é
devida ao fato de a política inglesa ter dito que a torcida escocesa se portou
de maneira exemplar e de ter descoberto que o autor do ato foi uma adolescente alemão que se encontrava entre a torcida
brasileira. Um vídeo do ocorrido foi amplamente divulgado
na internet.
Porém, no mesmo dia, em nota divulgada em seu site oficial, Neymar se negou a pedir
desculpas:
Essa exigência por
parte da Federação Escocesa, após tudo o que ocorreu, pareceu-me um tanto
quanto irônica, uma vez que, caso tenha mesmo ocorrido uma ação
preconceituosa, nós, atletas, é quem deveríamos “exigir” um pedido formal de
desculpas.
— Neymar, sobre o pedido da Federação Escocesa de Futebol.
|
Em 6 de abril de 2011, durante o jogo entre Santos e Colo Colo, pela fase de
grupos da Copa Libertadores, Neymar
foi expulso após marcar um gol e comemorar com uma
máscara com sua foto, máscara que a diretoria do Santos havia distribuído para
os torcedores presentes no estádio da Vila Belmiro, cujo uso o
jogador não sabia ser proibido pelas regras do futebol. Após a comemoração,
Neymar foi punido com um cartão
amarelo, e por já ter recebido o mesmo anteriormente acabou expulso.
Além de Neymar, o Santos teve mais dois jogadores expulsos na vitória de 3-2
sobre o clube chileno.
Em 21 de junho de 2011,
Neymar declarou que pode ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo em seu próprio país.
A declaração de Neymar provocou a reação imediata do maior jogador argentino de
todos os tempos, Diego
Maradona, que atacou o brasileiro e defendeu seu conterrâneo, Lionel Messi,
vencedor do prêmio nos dois últimos anos:
Esse menino é um
mal-educado, não tem respeito, assim como Pelé. O Messi é excepcional, duvido
que alguém vá superá-lo.
|
Em 3 de julho de 2011, durante a disputa da Copa América 2011, o técnico da Seleção da Venezuela, César Farías,
se desentendeu com Neymar devido a um lance na partida no qual seu país
enfrentou a equipe do Brasil na
primeira rodada da competição. O lance que gerou o desentendimento foi uma
jogada em que um venezuelano ficou no chão, após uma dividida. Ao invés de de
colocar a bola para fora, como queriam os venezuelanos, a jogada foi
continuada, Neymar a finalizou e fez o Brasil ganhar um escanteio.
Aos berros, Farías criticou Neymar. Durante a confusão o técnico venezuelano
foi agredido fisicamente. Embora tenha isentado Neymar dessa agressão Farías
disse:
Falei para o Neymar
que não é apenas jogar futebol, exigi que houvesse respeito. O mundo inteiro
vê esse jogador e o futebol tem outros aspectos.
— O técnico venezuelano César Farías sobre a atitude de Neymar durante a
partida Brasil0x0 Venezuela na Copa América 2011.
|
Durante o sorteio das
eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, em 30 de julho de
2011, Neymar foi um dos convidados especiais e, juntamente com o ex-jogador Cafu, sorteou as chaves
das seleções africanas.
Em 13 de agosto de
2011, o jogador foi processado pelo juiz Sandro Meira Ricci por conta de uma declaração no Twitter.
Neymar teria postado na rede social que "juiz ladrão vai sair de
camburão", devido a um lance no qual recebeu cartão
amarelo em uma partida
contra o Atlético Goianiense. Porém, logo em
seguida, segundo o jogador, apagou a mensagem e disse que outra pessoa havia
utilizado a sua conta no microblog para escrever essa frase. Ainda assim, o
árbitro resolveu ingressar judicialmente contra Neymar, pedindo uma indenização
de R$ 20.000,00 por ofensas morais.
Em 14 de setembro de
2011, Neymar rebateu em seu site oficial às críticas feitas por Rogério Ceni, goleiro do São Paulo. Em entrevista dada ao programa Bem, Amigos,
do canal SporTV, Ceni
disse que "50% das faltas sofridas Neymar não existem, são
simulação". A resposta veio no site de Neymar escrita pelo redator do
mesmo, Alex Bernardo, que,
segundo o site Yahoo!,
tem o aval do atleta:
Desde o dia em que
sofreu um gol em uma cobrança de pênalti, com “paradinha”, da “jóia”, Rogério
(Ceni) vem se mostrando um tanto quanto vingativo sempre que a
conversa gira em torno do Neymar. Parece que ainda não assimilou o golpe.
Lembro que naquele dia, abordou a “jóia” ainda dentro de campo, como quem
quisesse lhe dar uma bronca. Depois saiu falando sandices. Disse que “só no
Brasil” era permitida a “paradinha”, que seria covardia contra o goleiro etc.
(...) O Rogério Ceni é chato pra car****... !!
— Alex Bernardo, membro do staff de Neymar, respondendo às críticas
deRogério Ceni com o aval do próprio Neymar.[82]
|
Em 29 de
novembro, Neymar foi condenado pela justiça a pagar uma indenização de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) ao
juiz Sandro Meira Ricci por ofensas publicadas no Twitter.
Em 19 de
dezembro, o jornal espanhol As publicou uma matéria na qual garante
que, após a decisão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de
2011, Neymar pediu ao técnico do Barcelona, Pep Guardiola,
para levá-lo à equipe campeã. "Me leve ao Barcelona", teria dito o
jogador ao técnico.
Em 27 de
dezembro, o jornal esportivo espanhol Sport publicou matéria na qual afirma que
Neymar já assinou contrato com o Barcelona, que entra em vigor em 2014 e que receberá um salário de sete milhões de euros anuais mais um bônus de um milhão de
euros se ganhar a Bola de Ouro como melhor jogador do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário